
Quem ama MANGA está conosco!
DIA DO MEIO AMBIENTE
Norte de Minas pode virar deserto em 20 anos
Todos os municípios do centro-norte e nordeste do estado de Minas Gerais correm o risco de se tornarem um vasto deserto nos próximos 20 anos, esterilizando o solo, afetando diretamente cerca de 2,2 milhões de pessoas e provocando reflexos climáticos adversos também em outras regiões, com alterações de regime de chuvas, temperatura e até mesmo dos ventos, além da extinção de espécies endêmicas. O trecho, contínuo, representa um terço de todo o território mineiro e está em zona de transição de três biomas: mata atlântica, caatinga e cerrado, em tênue equilíbrio. A parte mais sensível, conhecida como semi-árido mineiro, é uma das regiões mais pobres do Brasil e abrange mais da metade dos 142 municípios afetados.
Somente na orla do Rio São Francisco na extensão do porto do Bairro Tamuá, temos os seguintes segmentos de extração: olarias, dragas de areia e cascalhos, cerâmica e Copasa.
São sem dúvidas empresas que trazem o progresso para o município de Manga, mas também contribuem com os prejuízos ao meio ambiente.
O conjunto dessas empresas não trazem somente prejuízos ecológicos. A abertura de buracos gigantescos transforma uma floresta num terreno descampado. Com esse impacto visual qualquer potencial de ecoturismo que a região do Tamuá poderia ter no futuro vira, literalmente, pó.
As dragas contribuem com o progresso, mas causam prejuízo à fauna e a flora, desestabiliza as margens do rio e aumenta os sedimentos em suspensão na água. Tudo isso contribui para o assoreamento do rio, mesmo que não haja pessoas morando perto das dragas, a enorme poluição sonora afugente os animais da região, desequilibrando o ecossistema local.
A Acoseuba tentará reverter o processo de extração agressiva ocorrido no local através do reflorestamento das matas ciliares no porto do Tamuá com o Projeto Cílios de Manga.
Sabemos que não é possível reconstruir a paisagem original, mas podemos fazer outra coisa no lugar.
Contamos com a colaboração e apoio de cada manguense.
Contacto
Rua Policarpo Leão Alkmim, 429 - Tamuá
CEP 39.460-000 - Manga - MG.
acoseuba@yahoo.com.br
Questionário
Exemplo de compromisso com o povo
A Câmara Municipal de são Vicente de Minas, através da Lei nº 1428/2009, autoriza o Poder executivo a contratar temporariamente 02 (dois) assistentes técnicos (monitores), por 12 (doze) meses, com remuneração de R$ 800,00 (oitocentos reais), jornada semanal de 40h(quarenta horas) nos termos do inciso IX do art. 37 da CF/98, para atendimento de necessidade temporária de excepcional interesse público relativa ao Programa de Inclusão Digital.
Sonho da Acoseuba.
|