Quem ama MANGA está conosco!
Acoseuba implanta projetos bem sucedidos em Manga
O trabalho realizado pela Associação Comunitária do Santa Eulália e bairros Adjacentes (Acoseuba) no município de Manga é um bom exemplo de como o terceiro setor pode contribuir para a promoção da cidadania. Entre as inúmeras iniciativas da entidade, fundada pelo professor Valfrido Morais em 2004, está a profissionalização de jovens adolescentes e adultos. Como explica seu idealizador, o objetivo é romper o ciclo de vulnerabilidades a que os jovens estão expostos a partir da construção de auto-estima, do reconhecimento de potencialidades, da percepção crítica da realidade e do desenvolvimento da cidadania e da integração social. O trabalho busca a prevenção de comportamentos de risco, reduzir o consumo de drogas, o envolvimento em situações de violência, a prostituição, a gravidez precoce e a incidência de doenças sexualmente transmissíveis.
Para a realização dos projetos, a Acoseuba transformou um antigo galpão que se encontrava abandonado no bairro Tamuá em um centro de referência, para oferecer aos jovens um ambiente seguro e acolhedor, que facilite a socialização e a busca por equilíbrio envolvendo o aprendizado de novos valores, comportamentos, capacidades, hábitos e responsabilidade, de modo a fornecer os instrumentos necessários e ajudá-los a construir um projeto de vida. O espaço é dotado de biblioteca e telecentro comunitários, atendendo 115 alunos de 7 a 59 anos em cursos profissionalizantes.
Os jovens também têm a oportunidade de aprender e exercitar programas mais efetivos à sua faixa étaria. É ensinado como vencer a timidez, aprender a se comunicar, agir diante de agressões e tomar decisões na vida pessoal e escolar, tendo em vista que esses são os motivos emocionais mais comuns para experimentar drogas. Em abril a entidade distribuiu 150 cartilhas nos bairros de sua área de abrangencia. Esse material é proveniente do curso "Drogas Por Quê?", ministrado pela Fundação Milton Campos, do qual o professor Valfrido Morais participou. Além de fundador, ele é diretor de projetos comunitários e coordenador de inclusão digital e social da Acoseuba.
No dia 28 de junho a Acoseuba - atualmente dirigida pelo professor Gilberto de Souza Batista (Mexerica) - comemora 8 anos de existência. A diretoria está programando uma grande festa com quadrilha, são gonçalo, comidas típicas, artistas da terra e todos os petiscos feito com manga, teatro com os meninos do projeto "Crack nem pensar", corrida de argolinha e inauguração da Biblioteca Comunitária José Ricardo Bruno.
Valfrido Morais desenvolve trabalho com 107 jovens e adolescentes. No início de maio ele recebeu representantes da Secretaria de Ciências e Tecnologia (SECTES), visitando três telecentros (Arvoredo, Pageú e Brejo São caetano). "A SECTES promete ampliar os telecentro devido a demanda e às ações da Acoseuba, que estão gerando resultados e afastando os jovens das drogas, da tentação da rua e do crime", revela.
Contacto
Rua Policarpo Leão Alkmim, 429 - Tamuá
CEP 39.460-000 - Manga - MG.
acoseuba@yahoo.com.br
Questionário
Exemplo de compromisso com o povo
A Câmara Municipal de são Vicente de Minas, através da Lei nº 1428/2009, autoriza o Poder executivo a contratar temporariamente 02 (dois) assistentes técnicos (monitores), por 12 (doze) meses, com remuneração de R$ 800,00 (oitocentos reais), jornada semanal de 40h(quarenta horas) nos termos do inciso IX do art. 37 da CF/98, para atendimento de necessidade temporária de excepcional interesse público relativa ao Programa de Inclusão Digital.
Sonho da Acoseuba.
|